Governo lança operação contra o desmatamento e queimadas na Amazônia

Cerca de 1,2 mil agentes devem apoiar a ação 

25/03/2022 às 19:07 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta sexta-feira (25), o lançamento da Operação Guardiões do Bioma Desmatamento, com foco no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais na região amazônica.

A ação contará com o apoio de 1,2 mil agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF); Força Nacional de Segurança Pública; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das forças de segurança pública dos estados.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, informou que a iniciativa busca distribuir o efetivo por dez bases operacionais, e reforçar o patrulhamento no local, especialmente no sul do Amazonas e no Pará. Além de promover ainda uma maior integração entre os órgãos públicos responsáveis por coibir atividades ilegais e proteger a flora e a fauna.

A ação lançada hoje é diferente da Operação Guardiões do Bioma, realizada no ano passado, que era focada no combate de queimadas no Pantanal, Cerrado e na Amazônia.

Em fevereiro, o ministro havia antecipado informações sobre a iniciativa interministerial, onde informou que a nova versão do programa Guardiões do Bioma também fiscalizaria e reprimiria os garimpos ilegais e o tráfico de drogas na região.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Mario Oliveira/MTUR


Últimas Notícias