Chuvas de março beneficiam cultivos de verão, diz Conab

Elevados volumes auxiliaram na recuperação do armazenamento hídrico no solo

25/03/2022 às 17:25 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As volumosas chuvas nas primeiras semanas de março no Norte, Centro-Oeste, Sul e parte das regiões Nordeste e Sudeste, beneficiaram as lavouras, apesar do excesso ter reduzido o ritmo das operações de colheita em alguns locais. Os dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), foram publicados na quinta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A semeadura e o desenvolvimento do milho segunda safra segue sobre condições climáticas favoráveis. Baixos volumes pluviais foram observados no sudoeste do Piauí e no oeste da Bahia, mas estes foram bem distribuídos e suficientes para a manutenção da umidade no solo.

Nos primeiros 21 dias do mês, a média diária de armazenamento hídrico no solo ficou acima de 60% em praticamente todas as regiões produtoras do país, com exceção de parte de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Segundo o boletim, o baixo índice pluviométrico em Minas Gerais tem reduzido a umidade do solo, e tem delimitado a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.

Enquanto isso, no Sul do Brasil, contribuíram com a recuperação do armazenamento hídrico no solo e das lavouras em estádios reprodutivos.

Com informações Conab 


Últimas Notícias