Frete marítimo tem alta de até 20% nos preços, aponta Conab

Aumento no valor varia conforme rota e produto embarcado, informa relatório da companhia

24/03/2022 às 17:22 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo o Boletim Logístico elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os preços para o transporte marítimo de cargas apresentam tendência de alta. Dependendo da rota e do produto, a valorização pode superar a casa dos 20%.

Os fertilizantes que chegam ao Brasil vindos da Europa apresentaram alta de cerca de 10%, saindo de 46 dólares para 50 dólares por tonelada, enquanto os provenientes do Egito a valorização passa de 20%, chegando a 12 dólares por tonelada.

“Essa subida nos preços do frete marítimo é explicada não só pelo aumento nos valores do barril de petróleo, que impacta no combustível, mas também pela menor quantidade de rotas disponíveis, principalmente na região do Mar Negro. Com isso há uma maior demanda por outros percursos, além de uma menor disponibilidade de navio”, explica o superintendente de Logística Operacional da Companhia, Thomé Guth.

Há uma expectativa de maior pressão sobre a demanda por frete, especialmente, no segundo semestre em que o que o volume de embarques dos produtos para exportação é maior, aponta o boletim. 

 “Desta feita, há uma tendência de aumento do volume de exportação do milho brasileiro, o que impactará na movimentação de cargas para as principais rotas de exportação. Se observarmos temos uma indicação de alta nos valores do prêmio de porto para o cereal, tanto em Santos quanto em Barcarena, para o mês de julho. Isto mostra um cenário de forte interesse dos importadores pelo milho brasileiro, sobretudo diante das incertezas dos efeitos da guerra”, ressalta Guth.

Mercado Interno
No cenário doméstico, o preço dos fretes rodoviários continua em movimento de alta. Dentre os motivos para a valorização estão a menor disponibilidade de veículos, diante do avanço da colheita da soja no país, bem como a elevação nos preços dos combustíveis, frente ao aumento do barril de petróleo no mercado externo.

 

Informações por Conab

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias