Drones ajudam no monitoramento de pragas de laranjais no RS

Equipamento permite observação de plantas em combate a pragas, como o Greening

23/03/2022 às 19:40 atualizado por Valdecir Cremon* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Servidores da Secretaria estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul utilizaram drones pela primeira vez em inspeção de pomares de laranja e limões em Constantina, Liberato Salzano e Iraí, na regional de Palmeira das Missões. 

O uso da ferramenta permitiu identificar áreas em que os pomares apresentavam colorações diferentes, indicando clorose causada por alguma doença ou causa ambiental, como estiagem. Após a captação de imagens foi realizada a inspeção das plantas suspeitas.

Trinta pomares foram inspecionados para verificar a presença de pragas como cancro cítrico e do inseto vetor da doença Greening, além da mosca negra dos citros. O resultado dos exames não foi divulgado.

“A realização dos levantamentos fitossanitários oficiais é fundamental para a manutenção do sistema de certificação fitossanitária de origem dos frutos cítricos oriundos desses produtores gaúchos de limões, limas ácidas, laranjas e bergamotas”, destaca a engenheira agrônoma Rita Antochevis, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, da secretaria.

Isso permite que as unidades de produção certificadas possam alcançar mercados consumidores em outros estados e países, por meio da Permissão de Trânsito Vegetal,  garantindo a qualidade e a sanidade dos frutos comercializados.

*Com informações e imagens da Ascom.


Últimas Notícias