MS triplica abate de bovinos orgânicos da região pantaneira

Na comparação com 2019, o volume de abates cresceu 12 vezes, aponta entidade do setor

22/03/2022 às 12:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os pecuaristas do Pantanal de Mato Grosso do Sul enviaram para abate 39.762 bovinos classificados como orgânicos e sustentáveis, um recorde na série histórica. O volume é 12 vezes maior do que o obtido em 2019 e corresponde ao triplo frente a 2020. 

Os dados são da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO). De acordo com a entidade, o resultado aponta para uma maior adesão dos produtores rurais ao Programa Carne Sustentável do Pantanal, que reduz o ICMS para os que optam por este modelo de produção no bioma. 

O aumento tem relação direta com o Programa Carne Sustentável do Pantanal, que garante incentivos financeiros aos produtores que investem na pecuária com sustentabilidade.

“Os produtores têm entendido e aderido ao programa do Governo do Estado, que oferece desconto de ICMS de 50% à produção sustentável e 67% aos orgânicos. Em 2021, a iniciativa representou cerca de R$ 120 a mais por cabeça no bolso do produtor. Essa é uma das ações que contribuem para atingirmos o status de carbono neutro nos próximos 8 anos.”, avaliou o superintendente da Semagro, Rogério Beretta.

 

Informações por Semagro MS

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias