Governo lança medidas de incentivo à produção e uso sustentável de biometano

Combustível renovável pode substituir diesel, gasolina e gás natural

21/03/2022 às 18:45 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo federal lançou nesta segunda-feira (21), medidas de incentivos à produção e uso sustentável do biometano. O evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. O combustível renovável obtido pela purificação do biogás poderá substituir o gás natural, o diesel e a gasolina.

A portaria que cria o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, o Metano Zero, foi assinada pelo ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite. A medida representa avanços na produção e no aproveitamento de biometano a partir de resíduos urbanos e rurais.

Além desta, também foi aprovada a portaria que inclui investimentos em biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi), que irá isentar novos projetos da cobrança de PIS/Cofins para aquisição de máquinas, materiais de construção e equipamentos.

A inserção do biometano proporcionará a construção de novas plantas para produção do combustível, elevar a oferta do produto e a instalação de corredores verdes para abastecimento de veículos pesados, que devem reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Os investimentos devem superar os R$ 7 bilhões, com geração de pelo menos 6.500 empregos, na construção e operação de 25 novas plantas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com informações da Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil


Últimas Notícias