O outono começa com previsão de muita chuva em diversas regiões do país, especialmente sobre áreas litorâneas da região Nordeste e também no extremo Norte. Há alerta para o risco de temporais e possíveis transtornos nas duas regiões.
No Nordeste a chuva aumenta nessa semana sobre os estados do Piauí e Maranhão. Os volumes previstos são de 130 milímetros em 5 dias. A chuva também fica intensa no Ceará, Rio Grande do Norte e na faixa leste desde a Paraíba até Alagoas.
Na região Norte do país, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem deixado as nuvens carregadas principalmente em Belém, Macapá e Manaus. E esse cenário não deve mudar até meados de Abril.
Uma nova frente fria no Sul e uma área de baixa pressão atmosférica avançam pela região aumentando a chuva entre o Paraná e Santa Catarina. Entre os dias 24 e 28 de março, os volumes ficam em torno dos 70 mm no leste catarinense e do Paraná. Mas, podem chegar até os 130 mm na faixa oeste desses dois estados.
O Sudeste será marcado por tempo nublado e chuvas irregulares no leste paulista, no Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais. A situação mais crítica está sobre o centro e norte de Minas Gerais. A falta de chuva nestas áreas tem diminuído a umidade em solo.
No Centro-Oeste a previsão para esta semana é de precipitação de 20 mm em áreas produtoras. No Mato Grosso do Sul, a chuva aumenta com volumes significativos entre 50 e 70 mm.
Com informações da Climatempo
Foto de Capa: Pixabay