Soja: condições ambientais proporcionam evolução mais adequada, avalia Emater

Lavouras semeadas no final do período aumentaram significativamente em tamanho, nós e trifólios nas plantas

18/03/2022 às 11:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A continuidade das condições ambientais desde o início de março, com chuvas alternadas a períodos de tempo firme e com temperaturas mais amenas, proporcionou uma evolução mais adequada à cultura da soja em fases anteriores à maturação, segundo a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nessa quinta-feira (17) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as lavouras em recuperação apresentam plantas com porte médio, aumento de ramificações, emissão de folhas e concentração de vagens em formação no terço superior.

Para as lavouras semeadas no final do período recomendado, houve um aumento significativo do número de nós e trifólios nas plantas bem como folhas de maior tamanho, dando aspecto visual de lavouras bem desenvolvidas.

As precipitações atrapalharam parcialmente a colheita, que alcançou 9% da área cultivada. A operação seguiu sendo realizada em lavouras que foram mais afetadas pela estiagem, com cultivares mais precoces.

Outros 37% estão em fase de maturação, 41% em enchimento de grãos, 12% em floração e resta apenas 1% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Milho

A colheita do milho evoluiu lentamente para 68% da área cultivada. O acréscimo de apenas 4% foi condicionado pela ocorrência de chuvas e pela maior atenção à operação em outros cultivos, como a soja e o arroz.

A produtividade estimada permanece em 3.428 kg/ha, representando um decréscimo de 53% da projetada inicialmente.

Bovinocultura de Corte

Com a melhora da situação das pastagens, já é possível notar o início da recuperação da condição corporal das matrizes.

A situação dos rebanhos também está sendo favorecida pela disponibilidade adequada de água para dessedentação e pelas temperaturas amenas, que proporcionam maior conforto térmico para os animais.

Com informações da Emater-RS

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias