Condições climáticas impactam preços no mercado hortigranjeiro, aponta Conab

Dados foram levantados nas principais centrais de abastecimento do país

17/03/2022 às 18:12 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A alta nos preços das frutas e hortaliças no país foi influenciada pelas condições climáticas nas regiões produtoras, informa o 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado hoje (17), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC que, em conjunto, comercializam a maior parte dos hortigranjeiros consumidos pela população brasileira. 

De acordo com o boletim, as chuvas frequentes na principal região produtora e abastecedora nacional de cenoura, em São Gotardo/MG, provocaram perdas nas lavouras e baixa produtividade, e mantêm a tendência de alta no mercado atacadista neste mês de março.

Com origem concentrada na região Sul, principalmente, em Santa Catarina, a cebola segue com cotações elevadas. Além disso, a oferta em fevereiro foi menor em comparação com o mês de janeiro. Para compensar, já se observa um aumento nas importações. 

A batata, que ficou mais cara em todas as Ceasas analisadas, mostrou percentuais significativos especialmente em Recife/PE (76,98%) e Curitiba/PR (40,93%). 

Frutas
Maçã, mamão e melancia, que se encontram em um momento de baixa oferta nacional, também ficaram mais onerosos para compra nos mercados atacadistas em fevereiro. 

Para a maçã foram registradas pequenas elevações na maior parte das Ceasas, especialmente, as variedades fuji e gala, com leve aquecimento da demanda. Segundo associação de produtores, há possibilidade de quebra de safra para a próxima temporada. 

Para mais informações sobre o Boletim Prohort, clique aqui.

 

 

Informações por Conab

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias