Abate de ovinos no MS cresceu 40,2% em 2021

Foram abatidos mais de 8,7 mil animais no ano passado

16/03/2022 às 18:38 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O abate de ovinos no Mato Grosso do Sul cresceu 40,2% em 2021, segundo a Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura, gerida pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

No ano passado, a produção no estado foi a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Em 2020, foram abatidos 6.266 animais, enquanto no ano seguinte o número subiu para 8.787. Os números ainda estão baixos em relação aos anos anteriores, quando a produção alcançava 20 mil ovinos no ano.

O programa de Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), onde os produtores rurais podem encaminhar seus animais, mesmo em quantidades menores para abates, e o Subprograma Cordeiro de Qualidade que garante incentivos fiscais aos produtores, da Semagro busca alavancar os volumes produzidos no MS.

O coordenador de Ovinocaprinocultura da Semagro, médico-veterinário Márcio Henrique Boza, informou que apesar do rebanho de 404.025 cabeças, e uma variedade considerável de raças, o Mato Grosso do Sul possui poucos estabelecimentos rurais capazes de produzir em larga escala, e atender ao mercado consumidor.

Com informações e foto da Semagro 


Últimas Notícias