Alta no nível do Rio Paraguai permite retorno de embarques em Porto Murtinho

Com elevação terminal fará seu primeiro transporte do ano

16/03/2022 às 17:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Rio Paraguai no trecho de Ladário (MS) chegou a 1,67 metros, e em Porto Murtinho (MS) a hidrovia estava em 2,39 metros na terça-feira (15). A normalidade permitiu a retomada da navegação na região de Porto Murtinho e Corumbá (MS).

Segundo dados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), os níveis subiram 16% e 7,6%, respectivamente, em relação ao mesmo período do mês passado.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, informou que a melhoria nas condições de navegação proporcionou o primeiro embarque de grãos de 2022, pela FV Cereais.

“Entre os dias 24 e 25 serão embarcadas 20 mil toneladas de soja. Essa é uma operação que comemoramos, pois a hidrovia tem um papel fundamental para a logística sul-mato-grossense”, afirmou Verruck.

O gerente de operações portuárias da FV Cereais, Genivaldo Santos, disse que para 2022, a empresa espera movimentar de 420 a 450 mil toneladas dependendo da demanda e nível do rio.

Apesar da melhora, o volume da hidrovia ainda está abaixo do normal. Em Porto Murtinho neste período, o ideal seria mais de 4 metros no nível do rio.

Com informações e foto da Semagro


Últimas Notícias