Contas de energia elétrica ficam mais caras no Rio de Janeiro

Concessionárias atendem cerca de 7,2 milhões de contribuintes fluminenses

16/03/2022 às 13:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os reajustes nas tarifas das empresas Light e Enel Rio, concessionárias que prestam o serviço no Rio de Janeiro.

Em vigor desde ontem (15), o aumento para os clientes de baixa renda (residencial) e o comercial tem correção média de 15,53% e de alta tensão (indústrias), de 12,89%.

As duas concessionárias atendem juntas cerca de 7,2 milhões de contribuintes fluminenses.

O reajuste para consumidores de baixa tensão da Enel, na maioria clientes residenciais, ficou em 17,39%. Para os clientes de média e alta-tensão, em geral, indústrias e grandes comércios, a alta é de 15,38%.

A Aneel informou que, entre os principais itens que impactaram os números, figuram encargos setoriais e custo de energia. 

Segundo a Light, no reajuste, somente 3,82% estão relacionados aos serviços de distribuição e ainda ao reconhecimento dos investimentos realizados nos últimos cinco anos. Para efeito de comparação, o IPCA [a inflação oficial do país], acumulado nos últimos 12 meses é de 10,54%.

De acordo com a Eneel, o processo de reajuste começou com um percentual médio previsto de 29,82% e, após medidas implementadas pelo regulador e pela companhia, chegou-se ao percentual final aprovado pela Aneel de 16,86%.

 

Informações por Agência Brasil

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias