A empresa canadense Canpotex, que opera comercialmente no Brasil desde 2018, anunciou que pretende ampliar o volume de exportações de potássio ao país até o primeiro semestre do ano que vem, de 4 milhões para 5 milhões de toneladas/ano. Com isso, o Brasil se tornará o maior mercado na carteira de vendas da empresa, à frente, inclusive, dos Estados Unidos.
O anúncio ocorreu após reunião da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa Dias, com executivos de empresas produtoras e exportadoras de potássio, em Ottawa, a capital canadense, nesta segunda-feira (14).
Tereza Cristina está no Canadá desde domingo em busca de novas parcerias e contratos para o fornecimento de potássio ao país para suprir a possível falta do fertilizante como consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia e a sanções econômicas contra produtores importantes, como Belarus e Rússia, grandes fornecedores do insumo a agricultores brasileiros.
A ministra também se reuniu com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien, e Fertilizer Canada, além do vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson.
O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%, o que faz do país o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% do total, e é o maior importador mundial.
Em 2021, as importações brasileiras de fertilizantes foram superiores a 41 milhões de toneladas, o que equivale a mais de US$ 14 bilhões, segundo o ministério.
Com informações do Mapa e Agência Brasil
Foto: Agência Brasil