Canadá abre mercado para importação de carnes bovina e suína do Brasil

Anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina, que está em viagem oficial ao Canadá

14/03/2022 às 13:31 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Canadá autorizou o início da importação de carne bovina e suína in natura do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa Dias. 

Considerando a capacidade de produção e a competitividade de preços desses dois produtos, em comparação a outros países, é possível estimar exportações para o mercado canadense da ordem de US$ 150 milhões por ano, segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Orlando Leite Ribeiro.

Também nesta segunda-feira, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito por Tereza Cristina.

Em nota, a entidade disse que, neste primeiro momento, a abertura favorece frigoríficos de Santa Catarina, o único estado reconhecido como livre de aftosa sem vacinação - critério estabelecido pelas autoridades canadenses – à época de uma fiscalização feita no país. “ As negociações seguirão em curso para a inclusão, no futuro, de novas áreas já reconhecidas com o mesmo status pela Organização Mundial de Saúde Animal”, diz a nota.

As exportações de carne suína de Santa Catarina representam pouco mais de 50% dos embarques do setor, segundo a ABPA.

Mercado

Com a abertura do Canadá, o Brasil ultrapassou a marca de 200 novos mercados externos para produtos agropecuários estabelecidos desde o início de 2019. 
Tereza Cristina comemorou a conquista. “Essa abertura de mercado faz com que a gente ultrapasse os 200 mercados por mim estipulados no Ministério da Agricultura e também é uma notícia muito boa para os frigoríficos brasileiros que podem empregar e trazer renda para o interior do nosso país”, disse ao sair do encontro com o vice-ministro canadense, Paul Samson. 

 

Fertilizantes

Na viagem estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país para conversar sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil.

Tereza Cristina terá reuniões com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canada, nesta segunda, um dia após se encontrar com a diretoria da Brazil Potash, empresa brasileira privada, de capital fechado, controlada por investidores brasileiros e estrangeiros. Ela destacou a dependência do Brasil da importação de fertilizantes e a necessidade de expandir a importação neste momento. 

O prefeito de Autazes (AM), Andreson Cavalcante, também participou do evento, ressaltando que existe “boa vontade do governo municipal” para que o projeto de exploração de potássio no município aconteça. O potássio seria enviado preferencialmente à empresa.

Com informações do Ministério da Agricultura

Foto: Agência Brasi


Últimas Notícias