Produção de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar cresce 365% em MS

Estado busca neutralizar a emissão de carbono até 2030

14/03/2022 às 17:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em Mato Grosso do Sul, a produção de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar,  nos últimos sete anos, saltou 631 mil MWh (Megawatt-hora) para 2,3 milhões MWh (Megawatt-hora), alta de 365% no período.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o resultado contribui para o Programa Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia Elétrica (MS Renovável), uma das ações do Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA),  que busca até 2030, torna o estado neutro na emissão de carbono.

O MS Renovável procura estimular a implantação ou ampliação de sistemas geradores de energia em Mato Grosso do Sul, a partir de fontes renováveis. Os beneficiados com o programa terão isenção tributária.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em Mato Grosso do Sul existem 17 unidades sucroenergéticas em atividade que realizam a cogeração de bioeletricidade para o seu consumo próprio.

Do total, 11 unidades (64%) exportam o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela rede de distribuição de energia no território nacional. O bagaço e a palha da cana-de-açúcar são dois subprodutos reutilizados para essa finalidade nas indústrias sucroenergéticas.

Com informações e foto da Semagro


Últimas Notícias