Banco lança primeira linha de crédito para estocagem de oliva

Produtores poderão estocar oliva e derivados processados, como azeitona em conserva e azeite

14/03/2022 às 13:45 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A primeira linha de financiamento para estocagem de oliva e derivados processados foi lançada na última sexta-feira (11), na Casa da Cotrijal, na Expodireto, em Não-Me-Toque (RS). O Rio Grande do Sul é o maior produtor do país em azeite de oliva extravirgem, com 75% da produção brasileira.

A nova modalidade de financiamento é de comercialização, com recursos livres do crédito rural e tem o objetivo de viabilizar recursos para a armazenagem da matéria-prima adquirida diretamente de produtores rurais ou cooperativas. 

O crédito pode ser acessado por agricultores e pessoa jurídica - agroindústrias ou beneficiadores que industrializem o produto estocado. O Banrisul, que lançou a linha de crédito, também disponibiliza linhas de crédito para cultivo e investimentos rurais na atividade.

O cultivo de oliveiras no estado começou há cerca de 17 anos na região Sul. Hoje, são cultivados sete mil hectares de pomares de oliveiras, sendo que 35% produzem frutos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), o solo gaúcho tem capacidade para um milhão de hectares.

 

Informações por Seapdr/ RS


Últimas Notícias