Tereza Cristina viaja ao Canadá para abordar o aumento das exportações de potássio

Estão previstas reuniões com empresários e representantes governamentais

14/03/2022 às 10:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra Tereza Cristina, viajou para o Canadá no sábado (12) para tratar da possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil. Em Ottawa estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense.

Segundo ela, a ideia é conversar principalmente com a iniciativa privada e conversar sobre a disposição do governo brasileiro de facilitar as vendas ao Brasil. Além disso, o Brasil já tem feito diversas videoconferências com a associação que reúne exportadores canadenses.

“A viagem é para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, explicou.

No domingo (13), a ministra se reuniu com a diretoria da Brasil Potash, e nesta segunda-feira (14), deve se encontrar com o Vice-Ministro da Agricultura do Canadá,  Paul Samson. Tereza Cristina também terá reuniões com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canadá.

O retorno da comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está previsto para hoje (14), com chegada na terça-feira (15).

O Canadá é o maior produtor mundial de potássio, concentra cerca de 33% da produção mundial. Atualmente, o Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante utilizado na agricultura nacional, e destes 95% são de potássio.

Com informações e foto do Mapa


Últimas Notícias