Governo federal tenta aumentar compra de potássio do Canadá

Tereza Cristina viaja ao país neste sábado com promessa de ampliação de negócios

12/03/2022 às 10:48 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa Dias, vai neste sábado ao Canadá tratar do aumento da venda de potássio ao Brasil. Na agenda da viagem estão previstos encontros com presidentes de empresas produtoras e exportadoras do produto, além de representantes do setor. O retorno ao Brasil está marcado para terça-feira, dia 15.

“A viagem [servirá] para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, disse.

O Canadá produz 33% de todo o potássio consumido no mundo e forneceu, ano passado, quase a metade das 10 milhões de toneladas de potássio consumidas por agricultores brasileiros, segundo o Ministério da Economia. Juntos, Rússia e Ucrânia forneceram outros 23% do potássio usado no Brasil em 2021.

O Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, sendo responsável por 8% deste volume e é o maior importador mundial. O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante utilizado na produção agrícola. O país importa cerca de 95% do potássio usado nas lavouras brasileiras.

Com informações Mapa e Ministério da Economia

Foto: Wenderson Araujo_Trilux_Sistema CNA_Senar. 


Últimas Notícias