Mapa divulga cronograma de publicação do Zarc 2022

Embrapa irá executar o processamento e modelagem dos parâmetros de culturas

09/03/2022 às 18:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O cronograma de realização de estudos e publicações das portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o ano de 2022, foi divulgado na terça-feira (8), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Embrapa é responsável pelo processamento e modelagem dos parâmetros de culturas, além de conduzir as reuniões de validação, que terão os cronogramas divulgados no site do Mapa.

A ferramenta do sistema de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (SISZarc) do Mapa, recebe e compila as cultivares recomendadas ao plantio em cada região do Brasil. A partir disso, os obtentores/mantenedores devem atentar-se às datas limites para indicação de suas respectivas cultivares para a safra 2022/2023.

As portarias de Zarc, elaboradas pela Secretaria de Política Agrícola, são divulgadas em até 3 meses antes do início do plantio. O resultado é publicado no Diário Oficial da União e também pode ser consultado no painel de indicação de riscos.

Os produtores que seguem as recomendações correm menos riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Com informações do Mapa


Últimas Notícias