Conflito entre Ucrânia e Rússia traz alerta para a pecuária de MT, diz Imea

Cenário de alta na soja e milho pode impactar diretamente nos custos de produção dos pecuaristas no estado

08/03/2022 às 12:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia têm gerado impactos políticos e econômicos em todo o mundo, e traz um alerta quanto às possíveis implicações sobre a pecuária mato-grossense, segundo relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado ontem (7).

Segundo a entidade, a situação está causando elevação nos preços de soja e milho, que já apresentam aumento de 7,15% e 8,64%, respectivamente, no comparativo de fev.22 ante a jan.22, o que pode impactar diretamente nos custos de produção do pecuarista em 2022, que já estiveram em altos patamares no último ano.

Do lado da demanda, esse cenário também repercute sobre as exportações mato-grossenses, dado que em 2021 o estado enviou 8,73 milhões de toneladas em equivalente carcaça de carne bovina à Rússia, que se configura como o nono maior comprador da proteína no estado.

Por fim, é importante o pecuarista estar atento aos desdobramentos dos conflitos na Europa para que esteja preparado quanto às possíveis mudanças no mercado.

Com informações do Imea

Foto de capa: Wenderson Araujo / Trilux / Sistema CNA Senar


Últimas Notícias