Embrapa fará caravana para ensinar eficiência de fertilizantes e levar economia US$ 1 bi

Questões abordadas durante a caravana poderão levar a uma redução de 20% no uso de fertilizantes pelo Brasil

04/03/2022 às 17:31 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Batizada de Caravana Embrapa FertBrasil, pesquisadores e técnicos da Embrapa começarão a visitar, a partir de abril, cerca de 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do Brasil, com o objetivo de promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos. 

A ação também visará diminuir os custos de produção dos produtores rurais e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

A Caravana Embrapa FertBrasil está entre as medidas de curto e médio prazo do Plano Nacional de Fertilizantes. 

O programa será lançado pelo Governo Federal nas próximas semanas para reduzir a dependência externa por importação de produtos e tecnologias, situação agravada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

O Brasil é responsável pelo consumo de cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Esses países são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. 

A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

“Um país que é dependente de outro pode, em um momento como esse, sofrer sérias consequências”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal, pelas redes sociais, na noite de ontem (3), sobre a dependência brasileira de fertilizantes importados. 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participava da live do presidente, mencionou que a expectativa de início do funcionamento da UFN3, uma fábrica de fertilizantes que está em construção em Mato Grosso do Sul com capacidade para atender até 40% de todo insumo utilizado no Brasil, seja 2023.

“Ela vai trazer uma boa produção para ajudar no que nós precisamos para diminuir a importação de nitrogenados”, ela afirmou.

De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, as questões abordadas pela entidade durante a Caravana Embrapa FertBrasil poderão levar a uma economia de 20% no uso de fertilizantes pelo Brasil na safra 2022/23 e economia de até US$ 1 bilhão.

A estimativa é que os pesquisadores percorram as principais regiões produtoras brasileiras até o final da safra 2022/23.

As estratégias de manejo de solo e água para o uso racional de fertilizantes serão sistematizadas pela Embrapa em módulos de uma palestra padrão adaptada às diversas condições dos biomas brasileiros, que deverão nivelar e customizar as informações para cada uma das regiões produtoras do país. 

Ao final das apresentações em cada polo produtivo será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico regionais, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região.

As atividades presenciais serão voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, e produtores líderes, pretendendo atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações.
 

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias