Neste último dia da semana (4), a chuva é intensa no leste da Bahia e Sergipe, de acordo com a Climatempo. A previsão é de nuvens carregadas ao longo do litoral baiano, chegando até a capital Salvador.
No Matopiba, o excesso de chuva tem diminuído o ritmo da colheita de soja. Em Balsas no Maranhão, a chuva é frequente entre hoje e segunda-feira, com acumulados diários superiores aos 30 milímetros. Em 15 dias o volume de chuva previsto se aproxima dos 300 mm.
No Centro-Oeste, o tempo segue nublado e chuvoso no norte do Mato Grosso, e no município de Sinop (MT) há previsão de 100 mm de chuva entre hoje e segunda-feira.
No Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, a chuva só volta a ganhar força em meados do mês, quando um corredor de umidade retorna à região. A previsão é de volumes entre 20 e 40 mm no estado sul-mato-grossense, centro sul de Mato Grosso e sul de Goiás.
Para esse fim de semana, a previsão é de aumento de chuva sobre o estado gaúcho, com alto risco para trovoadas e tempestades severas na Campanha e fronteira oeste. No norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a precipitação ocorre de forma irregular e passageira.
No Sudeste, os próximos dias serão de tempo seco com pouca chuva. A precipitação aumenta na próxima semana. Entre os dias 13 a 17 deste mês, a previsão é de chuva volumosa por todo o centro, oeste e sul de Minas Gerais, Serra Fluminense, norte Paulista e Vale do Paraíba. Volumes de até 100 mm são previstos neste período.
No Norte, a colheita da soja avança. Tocantins e Rondônia aceleram suas atividades em campo. Mas, a expectativa para os próximos dias ainda é de chuva forte sobre áreas de Rondônia, Pará e Tocantins.
Com informações da Climatempo.
Foto de capa:Climatempo.