Chuva forte persiste sobre o Nordeste e Norte do país nesta sexta. Veja no AgroClima

Presença de cavado e 'ZCIT' provocam muita instabilidade em áreas produtoras das duas regiões

03/03/2022 às 13:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A semana termina com o avanço da frente fria e a presença da baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste. Por isso, a condição para temporais aumenta entre Paraná e Rio de Janeiro, sendo que no Paraná e nordeste de Santa Catarina a chuva continua volumosa com fortíssimos temporais.

Pancadas de verão se espalham por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Ou seja, faz muito sol e calor, mas a chuva vem em forma de pancadas no final do dia e pode ser pontualmente forte.

No Rio Grande do Sul o tempo firme já retorna a metade norte do estado e novas instabilidades levam chuva no centro-sul gaúcho.

No Norte e Nordeste, a presença de um cavado em níveis altos da atmosfera, somada com a entrada de umidade vinda do oceano e um fluxo de umidade em média atmosfera reforçam os temporais e a chuva aumenta por todo a Bahia, interior do Ceará e do Pernambuco, no Piauí, Maranhão e em toda a região Norte, sobretudo por conta do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Veja mais informações no AgroClima desta quinta (3).

 

Com informações do Climatempo.

Foto de capa: Pixabay.


Últimas Notícias