Ministério da Agricultura investiga e fiscaliza fraude em bebidas no RJ, SE e SC

Agentes apreenderam produtos fraudados como vinagre de fruta, suco de laranja e xarope de açúcar

25/02/2022 às 17:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou em fevereiro uma ação de investigação e fiscalização contra fraudes em bebidas no Rio de Janeiro, Sergipe e Santa Catarina.

Os agentes apreenderam de forma cautelar, com indícios de fraude, mais de 14,3 mil litros de vinagre de fruta (maçã), 212,8 mil quilos de suco concentrado de laranja, 14,3 mil quilos de açúcar invertido (xarope de açúcar) e 68 mil quilos de suco concentrado de maçã.

Segundo a coordenadora-geral de Vinhos e Bebidas, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Juçara André, em todos os casos, a suspeita é de adulteração de matéria-prima por meio de cana-de açúcar, ou seja, não proveniente da fruta que deveria compor o sabor do vinagre ou suco.

No estado carioca a fiscalização ocorreu em estabelecimento produtor de vinagres e fermentados acéticos. Em Santa Catarina foi fiscalizada uma empresa produtora de suco concentrado de maçã, enquanto em Sergipe, a ação ocorreu em uma produtora de sucos concentrados de laranja.

Em todos os casos foram recolhidas amostras e feita a apreensão cautelar. Os produtos permanecerão retidos até a obtenção dos resultados de análises desses lotes. 

Com informações e foto do Mapa


Últimas Notícias