Morre Arão de Moraes, pioneiro da suinocultura em Mato Grosso do Sul

Inovador, foi dele a iniciativa de produção energia elétrica a partir da criação de porcos em MS

18/02/2022 às 15:34 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Morreu nesta sexta-feira (18), vítima de infarto, o produtor de suínos, Arão Antônio de Moraes, de 74 anos, atual vice-presidente  da Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores.). A entidade lamentou a morte em nota distribuída à imprensa.

Além de pecuarista e agricultor, Arão foi pioneiro na suinocultura de Mato Grosso do Sul e na aplicação de inovações na atividade. Era natual de Iraí (RS), mas instalou-se com a família, na década de 1980, na fazenda Rancho Alegre, localizada no distrito de Anhanduí, a 47 quilômetros da capital Campo Grande.

Também foi ativista do desenvolvimento da suinocultura como fonte alternativa de energia, a partir da instalação de biodigestores, que processam os dejetos dos animais para a produção de biogás e fertilizantes, além da geração de energia elétrica, em 2004.

Hoje, a fazenda possui 2,7 mil matrizes de suínos, com cerca de 84 funcionários, além de gerar mais de 1.300 empregos indiretos.

"Asumas lamenta profundamente a morte de Arão Antônio de Moraes, um precursor da suinocultura sustentável do Estado. A entidade deixa o reconhecimento ao ex-presidente, que dirigiu a Asumas de 2008 a 2016, além de outros cargos na diretoria em outras gestões", disse a entidade.

Seu velório ocorreu no cemitério Memorial Park, local do sepultamento, na tarde de hoje, em Campo Grande.


Últimas Notícias