Deputado sugere debate sobre suspensão de crédito rural subsidiado

Jerônimo Goergen busca discutir reflexos da medida ao plano safra 2021/2022

08/02/2022 às 18:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) propôs nesta terça-feira (8) um debate sobre a suspensão temporária das contratações de crédito rural subsidiado do Plano Safra 2021/22, por meio de um requerimento solicitando uma audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

“Certamente teremos reflexos diretos e imediatos no preço do crédito, ficando mais caro ao produtor rural a contratação de linhas de custeio e investimento. O produtor rural terá que recorrer a outras fontes de crédito, mais onerosas, fazendo com que seu custo de produção aumente. Lá na frente, isso certamente terá reflexos no preço dos produtos”, alertou Goergen. 

A elevação dos gastos com a equalização dos juros nas operações de financiamento, fez com que os recursos se esgotassem antes do previsto. Diante disso, o Ministério da Economia enviou ofício às instituições financeiras para informar que o dinheiro alocado no orçamento se tornou insuficiente.

O requerimento de discussão da suspensão do crédito agrícola subsidiado ainda depende da instalação das comissões permanentes para ser analisado. O parlamentar sugere a participação de representantes de entidades ligadas ao setor produtivo, dos ministérios da Agricultura e da Economia.

Com informações da Assessoria. 

Foto por Divulgação/CNA.


Últimas Notícias