Soja: Mapa registra produto inédito para combate da ferrugem asiática

Foram divulgado no Diário Oficial da União o registro de 25 defensivos agrícolas

07/02/2022 às 17:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, o Ato n° 06, documento que traz o registro de 25 defensivos agrícolas formulados. Do total, cinco são considerados de baixo impacto ou de base biológica e um de ingrediente ativo novo.

O produto inédito feito à base do ingrediente ativo Impirfluxam, é um fungicida aprovado no Brasil, para o controle da ferrugem asiática da soja. Além desse, outros dois produtos compostos pelo Dibrometo de Diquate foram registrados, considerados como substitutos do Paraquat.

Dos produtos de baixo impacto registrados, quatro foram autorizados para uso na agricultura orgânica, sendo eles o Chrysoperla externa, o Telenomus podisi, o Orius insidiosus, e o Azadirachta.

O outro produto de baixo impacto a base de Bacillus velezensis, em associação com Bacillus subtilis, é utilizado no controle do mofo-branco.

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados no país. O registro de defensivos genéricos diminui a concentração de mercado e aumenta a concorrência.

Com informações do Mapa

Foto Pedro Singer/Embrapa Soja


Últimas Notícias