Cítricos: chuvas elevam qualidade e sustentam valores, avalia Cepea

Preços da laranja de mesa podem subir no mercado in natura ao longo de fevereiro

04/02/2022 às 13:26 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As recentes e frequentes chuvas no cinturão citrícola paulista estão beneficiando a qualidade das frutas, fator que as torna mais bem aceitas no segmento in natura e que, consequentemente, permite que produtores elevem os valores de venda, segundo os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Neste cenário, os preços da fruta estão se sustentando. Na parcial desta semana (de segunda a quinta-feira), a laranja pera registrou média de R$ 38,07/cx de 40,8 kg, na árvore, valorização de 2,1% em comparação com a semana passada.

No caso da lima ácida tahiti, a produção também está sendo favorecida pelas chuvas (que contribuem para o enchimento dos frutos).

Contudo, produtores relatam dificuldades na manutenção do ritmo de colheita, o que tem sustentado os preços, mesmo neste período de pico de safra.
De segunda a quinta-feira, a tahiti teve média de R$ 24,18/cx de 27 kg, colhida, alta de 16% em relação à semana passada.

Apesar das recentes valorizações, tanto da laranja quanto da lima ácida tahiti, colaboradores do Cepea indicam que o cenário econômico nacional ainda é um fator limitante para aumentos mais intensos nos preços.

Com o desemprego elevado, a inflação em alta e a queda da renda da população (sobretudo das classes mais baixas), o poder de compra de muitos consumidores está enfraquecido.

Com informações do Cepea.

Foto de capa: Pixabay.


Últimas Notícias