Aftosa: MT imuniza 99,83% do rebanho

Foram vacinados 15.251.763 bovinos e bubalinos na segunda etapa

02/02/2022 às 11:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mato Grosso vacinou 15.251.763 bovinos e bubalinos na segunda etapa de vacinação contra febre aftosa e atingiu 99,83% do rebanho a ser vacinado. Nesta os produtores precisaram vacinar bovinos e bubalinos até dois anos de idade, exceto nos estabelecimentos rurais do Baixo Pantanal Mato-grossense, onde a vacinação atingiu todas as idades, segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

“A baixa inadimplência é resultado dos trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização e dedicação dos produtores rurais”, apontou o médico veterinário João Marcelo Brandini Néspoli, da Coordenadoria de Sanidade Animal do Indea.

Na região noroeste de Mato Grosso, que inclui o município de Rondolândia em sua totalidade e partes dos municípios de Comodoro, Juína, Aripuanã e Colniza, a vacinação está proibida desde 2020.

Segundo o Indea, conforme a série histórica da vacinação de animais jovens nos últimos 21 anos, verifica-se que desde 2007 as etapas que envolvem bovinos e bubalinos até dois anos de idade são alcançados índices de vacinação superiores a 99%.

Foram fiscalizadas vacinações em 2.492 estabelecimentos rurais, com um rebanho de 477.451 bovinos. Conforme o Indea, as unidades regionais apresentaram índices superiores a 99%.

Foto Wenderson AraujoTrilux_Sistema CNA Senar. 


Últimas Notícias