Soja: desenvolvimento da cultura no Brasil variou de acordo com o clima, avalia Imea

Condições climáticas favoreceram a cultura em MT e GO, e prejudicaram lavouras do RS e PR

01/02/2022 às 10:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A safra 21/22 da soja no Brasil vem se consolidando nas principais regiões produtoras, com 5,5% das áreas colhidas até a última segunda-feira (24/01), contra 0,9% no mesmo período do ano passado, segundo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado ontem (31).

O desenvolvimento da cultura vem ocorrendo de maneiras distintas nos estados brasileiros, variando conforme o clima nas regiões. Em alguns estados o clima favoreceu a cultura, como em Mato Grosso onde o grão já começou a ser colhido, e em Goiás, no qual a semeadura e as condições para o desenvolvimento das lavouras seguem em plena evolução.

Contudo, o Rio Grande do Sul e o Paraná foram prejudicados pela ausência de chuvas, afetando o desenvolvimento inicial da cultura e com alguns prejuízos já consolidados.

Com isso, a Conab revisou sua estimativa de safra, que exibiu redução de 1,60% na previsão de janeiro/22, em relação a dez/21 e, desse modo, a produção da oleaginosa no Brasil ficou projetada em 140,50 milhões de toneladas.

Com informações do Imea

Foto de capa: Wenderson Araujo / Trilux / Sistema CNA Senar


Últimas Notícias