Mapa e setores do agro avaliam surgimento de cigarrinha e enfezamento do milho em MT

Produtores estão preocupados com surgimento do inseto e da doença nas lavouras

26/01/2022 às 15:24 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) fizeram, nesta semana, visita técnica nas propriedades rurais de milho em Mato Grosso.

Durante a visita, os agentes realizaram o monitoramento da ocorrência da cigarrinha e enfezamentos do milho, além de delimitarem medidas de contingência para ambos.

A presença do inseto e os danos causados pelas doenças têm gerado grande preocupação aos produtores. As medidas preventivas podem diminuir ou evitar a ocorrência dessas doenças, mas até o momento não existe um medida de controle isolada, capaz de impedir o surgimento da praga.

De acordo com a Embrapa, as doenças são ocasionadas por microrganismos conhecidos como mollicutes e também por vírus, que se multiplicam nos tecidos do floema da planta e são transmitidos entre plantas doentes e sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis.

Com informações do Mapa

Foto da Embrapa


Últimas Notícias