Morreu nesta quarta-feira (26) às 7h30, o apresentador e jornalista Luiz Gonzaga Crosara, do Zebu Para o Mundo e Café com Boi, transmitidos pelo Sistema Brasileiro do Agronegócio (Canal do Boi e Agro Canal). A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Ele nasceu em 13 de setembro de 1946 em Uberaba, Minas Gerais.
O comunicador estava internado desde a última quinta-feira (20) em um hospital de Uberaba (MG), na sexta (21) foi intubado. Recentemente fez uma cirurgia de próstata e com a Covid-19 os problemas agravaram. Ele também teve pneumonia e paralisação dos rins.
Em virtude do protocolo da Covid-19, não haverá velório. O sepultamento será realizado hoje (26) no Cemitério São João Batista, em Uberaba (MG), às 17h. Um cortejo partirá da Avenida Edilson Lamartine Mendes, 137 às 16:40.
Zebu Para o Mundo
A iniciativa para a produção do programa veio do empresário Dirceu Borges e do apresentador Luiz Crosara, então diretores da produtora Escola da Terra Televisão (ETTV), fundada no ano 2000 em Uberaba (MG).
À época, Dirceu Borges era diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Luiz Crosara vinha de atuação em programas de conteúdo do agronegócio, em emissoras regionais das redes nacionais Globo e Manchete.
O programa foi concebido para reproduzir, na TV, o conteúdo exibido no jornal impresso de circulação mensal de divulgação das atividades da ABCZ. O sucesso foi imediato. Outros temas, como sanidade, genética, produção animal, nutrição, gestão e comercialização passaram a ocupar a pauta diária da atração, sempre exibida no horário próximo ao do almoço, com forte interação ao vivo com o produtor.
Na sua origem, a apresentação do programa foi conduzida pela dupla Luiz Crosara e a jornalista Veridiana Daia.
ABCZ
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento do jornalista. Veja a nota:
“É com muita tristeza que recebemos essa notícia, pois o Crosara era como uma extensão da ABCZ. Era tão apaixonado pelo Zebu, que além de declarar isso no nome do programa, fazia a transmissão diária diretamente de um estúdio montado no Parque Fernando Costa. Era um grande comunicador nato, com características muito próprias ao conduzir suas entrevistas, e que sempre nos deixava muito a vontade. Com a sua despedida, a comunicação especializada perde uma de suas figuras mais emblemáticas, assim como nós perdemos um grande amigo”, lamenta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
Grande parceiro da ABCZ, o jornalista foi homenageado pela entidade em 2019, com o Mérito ExpoGenética, na categoria ‘Comunicação’. No início do ano passado também participou do documentário ‘Zebu: Um novo foco nas histórias’, produzido pelo departamento de Comunicação da entidade em parceria com o Museu do Zebu. No material exibido durante a ExpoZebu 2021, o jornalista contou como começou a sua relação com o Zebu, e destacou sua admiração pela espécie e a entidade.
“A minha vida é Zebu. Começou de menino, vindo ao Parque Fernando Costa, para assistir julgamento, e aquilo mexia com o emocional de um menino de 10 anos. Desses 100 anos da ABCZ, há 50 anos sou testemunha ocular”, destacou ele durante as gravações.
A ABCZ lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares, amigos e companheiros da imprensa especializada. E em demonstração de luto, informa que as bandeiras do Parque Fernando Costa permanecerão a meio mastro pelos próximos três dias.