Seapdr pede ampliação do prazo de semeadura da soja ao Mapa

Reivindicação pede flexibilização até final de fevereiro para adesão ao Programa de Controle da Ferrugem Asiática

20/01/2022 às 18:14 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) enviou ontem (19) um ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), solicitando a flexibilização do prazo definido para a semeadura da soja no Rio Grande do Sul,  para até 28 de fevereiro de 2022, para a adesão ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

De acordo com o texto a prorrogação é imprescindível, decorrente da necessidade do produtor adotar medidas de mitigação aos efeitos causados pela estiagem na região.

A soja é a principal pauta de exportação no estado e tem elevada relevância socioeconômica ao Rio Grande do Sul. Na safra 2021/2022, estavam previstas a plantação de 6,3 milhões de hectares com o grão no meio rural gaúcho.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Ricardo Felicetti, em virtude da estiagem algumas áreas terão de ser replantadas após a data-limite de semeadura, de 31 de janeiro, momento em que os prognósticos climáticos apontam possibilidade de operação.

O diretor explica que a implantação da soja nessas condições encontra-se fora das condições preferenciais de cultivo. Mas, frente às perdas, a medida justifica-se técnica e economicamente.

Com informações da Seapdr

Foto Deise Froelich


Últimas Notícias