BNDES: edital de privatização da Codesa será publicado amanhã

Leilão da Companhia deve ocorrer dia 25 de março

20/01/2022 às 17:44 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicará amanhã (21) o edital do leilão de privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). A praça, prevista para para o dia 25 de março, irá transferir o controle da companhia e a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho.

A Codesa, empresa pública federal, é responsável pela administração e exploração comercial dos portos. A minuta do Contrato de Concessão e o texto do edital foram aprovados no dia 14 de janeiro de 2022, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O contrato de concessão terá um prazo de 35 anos e pode ser prorrogado por mais cinco anos. O BNDES, prevê R$334,8 milhões em investimentos e R$ 1 bilhão para despesas operacionais.

A atual movimentação de cargas, de 7 milhões de toneladas no Porto de Vitória, deve passar para 14 milhões de toneladas por ano durante a concessão.

Enquanto o Porto de Barra do Riacho especializado no embarque de celulose, movimenta atualmente 8 milhões de toneladas por ano. No decorrer de sua concessão, cerca de 522 mil metros quadrados são greenfield e outros 860 mil estão disponíveis para exploração.

Com  informações da Agência Brasil

Foto Fernando Frazão/Agência Brasil


Últimas Notícias