Soja: Indea confirma primeiro caso de ferrugem asiática em MT

Segundo entidade, caso é referente à amostra coletada no município de Campo Verde 

17/01/2022 às 17:37 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Caso foi confirmado no município de Campo Verde
Foto: Divulgação Assessoria Indea

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/22 foi confirmado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O caso é referente à amostra coletada pelos fiscais do órgão no município de Campo Verde, há 142 km da capital Cuiabá.

As folhas foram coletadas no dia 11 deste mês, recebidas e analisadas no Laboratório de Sanidade Vegetal da entidade dia 12.

O estudo detectou ferrugem nas cultivares 75HO111 CI IPRO, em plantas no estádio R7, que foram semeadas em outubro de 2021. A análise constatou o equivalente a 0,23 lesões por folha, concluindo que a doença foi detectada num padrão de infecção leve.

“A alta umidade favorece a infecção do fungo na planta e ressalta a importância dos produtores monitorarem suas lavouras de soja”, explicou a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral.

A doença é uma dos principais transtornos da cultura da soja, causado pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Seu principal impacto é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, o que reduz a produtividade.

Com informações Indea. 


Últimas Notícias