Chuvas beneficiam finalização do plantio da soja no Rio Grande do Sul

Plantio atinge 95% da área total estimada no estado

14/01/2022 às 10:41 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Chuvas da última semana oportunizaram a finalização do plantio da soja no Rio Grande do Sul. Entre as lavouras implantadas, 3% já estão em enchimento de grãos, 28% em floração e 69% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio atinge 95% da área total estimada no estado.

Na região de Porto Alegre, a cultura apresenta desenvolvimento lento em função da irregularidade das chuvas. Produtores replantaram lavouras em alguns municípios devido à estiagem. 

Na de Soledade, a distribuição das chuvas ocorridas foi irregular; porém, em parte da região onde a semeadura estava atrasada, os acumulados de chuva foram maiores e a semeadura da soja está sendo finalizada.

A colheita do milho avançou para 20% das áreas no estado, outros 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Assim como a soja, também falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada. 

Praticamente 100% do arroz cultivado no RS é irrigado. Lavouras com bom aporte de água apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. A redução das reservas de água em alguns locais preocupa produtores. O plantio está praticamente finalizado (99% da área total estimada). Do total implantado, 4% das áreas estão em enchimento de grãos, outros 22% em floração e 74% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Informações por Secretaria de Agricultura do RS

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias