A ministra Tereza Cristina, junto a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visitou na quinta-feira (13) propriedades rurais do Paraná e Mato Grosso do Sul afetadas pela estiagem.
Em Cascavel (PR) e em Ponta Porã (MS), a ministra destacou que no momento o foco é garantir o plantio da safrinha nas regiões atingidas pela seca, especialmente de milho. Em Naviraí (MS), Tereza se reuniu com agricultores da região, a fim de entender suas maiores dificuldades.
Segundo o produtor Vanderlei Campos, do município de Cascavel, as perdas em sua lavoura de milho devem chegar aos 70%. Diante dos prejuízos na região, os produtores solicitam a prorrogação do pagamento das dívidas, para o plantio das próximas safras.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estuda o apoio de crédito rural adicional aos produtores dos municípios em situação de emergência reconhecidos pela União. No Paraná, 44,6% da área plantada de soja está segurada, enquanto 34,3% do milho tem seguro. Em Mato Grosso do Sul, 27% da cultura da soja está segurada e 16,1% do milho foi incluído.
Com informações do Mapa