Chuvas volumosas causam prejuízos em lavouras de mamão na Bahia. Veja imagens

Rodovias da região estão alagadas e impossibilitam o escoamento da fruta

13/01/2022 às 09:00 atualizado por Thauana Luares* - SBA | Siga-nos no Google News
:

As fortes chuvas na Bahia têm prejudicado as lavouras de mamão e o escoamento das frutas da região. As estradas alagadas impossibilita o transporte e forçam produtores do estado, especialmente da região oeste, a entregarem seus produtos pelas estradas de Brasília

Caminhões e tratores atoladas em estradas rurais na Bahia
Foto: Divulgação

Segundo o representante da Fruticultura Estrela de Bom Jesus da Lapa (BA), Washington da Silva Aguiar, alguns caminhões estão atolados. As lavouras de mamão estão inundadas (veja vídeo):

“O escoamento do mamão por Itabuna (BA) está travado há 15 dias, devido aos elevados volumes de água, e com isso o preço do frete sobe", desabafa Aguiar.

Em entrevista ao Canal do Boi, ele explica que a produtividade será menor na região devido às doenças pós chuva, e calcula que a produção, antes de 3 mil hectares, não deva chegar a 1 mil hectares devido à falta de sementes. Alta nos custos de produção também elevaram o preço da fruta. 

Escoamento da fruta está sendo impactado pelo excesso de chuvas
Foto: Divulgação

Defesa Civil

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, informou na terça-feira (11) que mais de 856 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas de alguma forma, destas 27.113 mil pessoas estão desabrigadas e 70.437 mil desalojados.

Além disso, foram contabilizadas seis mortes, 520 feridos e duas pessoas ainda estão desaparecidas. Ao todo, 178 municípios decretaram situação de emergência no estado baiano, os dois últimos a decretarem foram o s municípios de Ibiassucê e Mortugaba (BA).

Fotos e vídeos por Washington da Silva Aguiar.

*Texto aprovado pelo jornalista Douglas Silvério. 


Últimas Notícias