O índice de vacinação contra a febre aftosa alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa e apresenta um aumento de 0,19% de animais vacinados se comparado à etapa de novembro de 2020, segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
O índice é resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa promovida pela entidade, que iniciou em 1º e encerrou dia 30 de novembro para as regiões do Planalto e para os optantes do Pantanal, e finalzou em15 de dezembro.
No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos.
Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, os resultados já são esperados a cada ano, haja vista o envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne, que compreendem a importância em manter a sanidade do seu rebanho como pré-requisito para a elevação do status sanitário através da retirada da vacinação prevista para este ano em Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul caminha rumo à retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre sem vacinação.
Para tanto, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura (Mapa).
Com informações da Iagro
Foto de capa: Wenderson Araujo / Trilux / Sistema CNA Senar