Déficit hídrico afeta cultura de milho no Rio Grande do Sul

Mais da metade das lavouras estão nas fases de enchimento de grãos e em maturação, relata boletim

07/01/2022 às 17:49 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Déficit hídrico no Rio Grande do Sul continua a afetar a cultura de milho do estado. Mais da metade das lavouras estão nas fases de enchimento de grãos (24%) e em maturação (27%). Outros 13% estão em fase de floração, 23% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Ao mesmo tempo que 6% da área total estimada com a cultura no Estado ainda não foi semeada, 13% já foi colhido. 

Os dados foram publicados na quinta-feira (06), no Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar.

A falta de umidade do solo também atrapalha o avanço do plantio da soja no estado, faltando 6% da área total estimada a ser plantada. Estima-se que 76% das lavouras encontrem-se em germinação, 22% em floração e que em 2% delas inicie o enchimento de grãos. 

As lavouras de arroz do Rio Grande do Sul seguem se desenvolvendo e 20% da cultura está em fase de floração, 2% em enchimento de grãos, 78% em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio atinge 99% da área total estimada. 

Olerícolas 
Na Fronteira Oeste, região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas com temperaturas máximas em torno de 40°C e insuficiência de chuvas afetaram a produção de hortigranjeiros. 

Em Alegrete, metade da área com produção de folhosas e cucurbitáceas do município foi abandonada. Os cultivos de cenoura e beterraba estão atrasados, novos plantios foram adiados, e horticultores diminuíram área de plantio escalonado, priorizando culturas que demandem menor volume de água. 

Em Barra do Quaraí e Uruguaiana, há dificuldade de produzir folhosas, afetadas pelas altas temperaturas. 

Nas culturas em ambiente protegido, com utilização de sombrites, ainda há produção satisfatória, mas com danos causados por pragas, especialmente tripes. A cultura de pimentão também é atingida, apresentando abortamento de flores e reduzida frutificação.

 

 

Informações por Seapdr/ RS

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias