Pequenos produtores terão acesso ao milho vendido pela Conab

Programa de venda em Balcão é instituído pelo governo

05/01/2022 às 17:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo federal publicou nesta quarta-feira (5), a Lei nº 14.293/2022, que institui o Programa de Venda em Balcão (ProVB), a fim de promover o acesso de pequenos criadores aos estoques públicos de milho.

A norma também prevê a inclusão dos aquicultores entre o público beneficiado pelo programa. Os produtores poderão adquirir o grão de acordo com o tamanho do plantel, não excedendo 27 toneladas mensais.

A lei permite a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a venda do grão aos criadores que possuam Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ativa, ou outro documento que venha a substituí-la.

A nova ferramenta disponibilizada a Conab, permite a aquisição do milho para o abastecimento do Programa de Venda em Balcão, além da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Os negócios serão estabelecidos por Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Economia, não podendo superar 200 mil toneladas.

Com informações do Mapa. 


Últimas Notícias