PGPM-Bio: preços mínimos para safra 2022 são atualizados

Novos valores começaram a valer ontem

05/01/2022 às 07:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os preços referentes para os produtos extrativos da sociobiodiversidade da safra de 2022 foram atualizados e entraram em vigor na segunda-feira (3). A portaria assinada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, foi publicada no Diário Oficial da União no final de 2021.

Os valores mínimos fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), tem em seu cálculo os custos de produção do agricultor, fatores relacionados à conjuntura do mercado interno e externo, a oferta e demanda nacional e mundial, e a evolução dos preços. Além da paridade de importação e exportação, podem ser levados em conta nas cadeias produtivas específicas.

O preço médio de 17 produtos que integram a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) foi alterado.

A medida oferece ao extrativista uma subvenção quando é comprovado o comércio no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal. Além de gerar renda àqueles que vivem do extrativismo, a política ajuda na preservação dos recursos naturais e na manutenção da floresta.

Com informações da Assessoria da Conab. 


Últimas Notícias