Estiagem reduz 8 milhões de toneladas da safra de soja do PR, estima secretário de Agricultura

Secretário de Agricultura do Paraná relatou, em entrevista ao Canal do Boi, os prejuízos que a seca tem provocado no estado

04/01/2022 às 15:11 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

A falta de chuvas na região Sul do país tem castigado as lavouras de soja e milho, o que levou a perdas na produção. Os dados sobre o Paraná apontam para uma queda de 8 milhões de toneladas de soja (37,8%) e 1,78 milhão de toneladas (42%) de milho verão. 

Em entrevista ao programa Agricultura BR, do Canal do Boi, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, afirmou que a estimativa da safra de soja caiu de 21 milhões de toneladas para, no pior dos cenários, 13 milhões de toneladas da oleaginosa.

Em Mato Grosso do Sul, o governo do estado decretou estado de emergência em todos os municípios devido a situação da seca. Os secretários de agricultura dos estados do sul e de MS reuniram-se ontem com os representantes do Ministério da Agricultura para debaterem apoio aos produtores prejudicados pela estiagem. 

“É um cenário triste. Era para termos uma safra absolutamente cheia, a maior da história com mais de 28% do território físico do estado do Paraná cultivado com soja. Até que começou bem, ali em setembro, mas de lá para cá houve muitas irregularidades [de chuvas], especialmente no último mês de dezembro quando a safra degringolou”, relata Ortigara.

Confira a entrevista na íntegra:

Foto de capa: Tony Oliveira/ Sistema CNA Senar

 


Últimas Notícias