Produção brasileira de etanol deve avançar em 2022, estima Cepea

Preços devem também devem subir neste ano, aponta a entidade

04/01/2022 às 10:21 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para o ano-safra 2022/23, projeções sinalizam certa recuperação na produção brasileira de cana-de-açúcar, devido, principalmente, à maior produtividade dos canaviais relativamente à temporada anterior (2021/22), aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo pesquisadores do Cepea, se as projeções de um quadro climático relativamente favorável no início de 2022 se concretizar, o aumento da matéria-prima utilizada na fabricação de açúcar e de etanol deve resultar em maior oferta dos dois produtos, especialmente, do último. 

Os preços atrativos do etanol em 2021, recordes em termos reais, devem motivar uma elevação da representatividade do etanol no mix de produção das usinas. O grau em que isso vai ocorrer, por sua vez, depende das expectativas de continuidade de valores elevados para o biocombustível no mercado doméstico e do preço do açúcar no mercado internacional. 

No que se refere ao consumo brasileiro de combustível, incluindo o etanol, este certamente receberá influência das condições econômicas do país e, consequentemente, do poder aquisitivo da população.

 

 

Informações por Cepea

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias