Ministério da Agricultura e estados debatem apoio aos produtores prejudicados pela seca

Produtores afetados pela estiagem são da região Sul e Mato Grosso do Sul

04/01/2022 às 09:51 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Secretários de Agricultura dos estados da região Sul e de Mato Grosso do Sul reuniram-se ontem (03), para tratar sobre a estiagem que tem atingido essas regiões com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e o secretário de Política Agrícola (SPA), Guilherme Bastos. 

Os secretários estaduais relataram as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em razão da seca. Diante do cenário, o Mapa avalia a possibilidade de intermediar com as instituições financeiras a prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores desses estados, além do estudo de apoio de crédito adicional aos produtores dos municípios em que o estado de emergência foi decretado pelo Governo Federal.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fazendo levantamento sobre a intensidade e amplitude do impacto na produção agrícola, dimensionando os níveis de perdas.

Estão agendadas também reuniões virtuais da SPA com diversos órgãos e entidades representativas do agronegócio do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os demais estados afetados também entrarão em programações futuras.

A cobertura de seguro rural disponibilizada pelo Mapa em 2021 foi recorde. O ministério aplicou R$ 1,181 bilhão. Desde 2018, o investimento e a área segurada no país triplicaram.

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Pexels


Últimas Notícias