Clima atrapalha avanço na semeadura da soja no Rio Grande do Sul

Cerca de 90% das lavouras estão em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo

03/01/2022 às 18:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os baixos volumes de chuva no Rio Grande do Sul têm dificultado o avanço na semeadura da soja. O plantio no estado já alcançou 93% da área estimada, destes 90% estão em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo e 10% em floração.

Os dados são do Informativo Conjuntural, produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr).

Sob os efeitos do déficit hídrico, a área colhida de milho já atinge 7%. O plantio chega a 93% do total da área estimada, sendo 26% em estado de germinação e desenvolvimento vegetativo, 17% em floração, 27% em enchimento de grãos e 23% em maturação.

Com a semeadura de 99% do arroz, as plantas se desenvolvem dentro da normalidade. Cerca de 88% está no período de germinação e desenvolvimento vegetativo, 11% em floração e 1% em enchimento de grãos.

Decorrente da falta de chuvas no estado, a situação crítica das pastagens e a baixa oferta fizeram com que crescesse o uso de silagem e feno, e o ajuste de lotação dos animais no campo.

 

 

Com informações da Seadpr/ RS

Foto Deise Froelich


Últimas Notícias