Estiagem causa prejuízos na região Sul do país

Emater estima perdas de 40% da produtividade na região de Santa Rosa

30/12/2021 às 17:44 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A região Sul do país está com baixa incidência de chuva há mais de um mês, e implica na má qualidade das lavouras locais, inclusive de milho e soja que já apresentam perdas.

A produtora rural Kátia Fenner, de São Joaquim (SC), diz que em sua propriedade o solo está seco e rachado, e sua lavoura de batata não tem se desenvolvido devido à falta de chuva. Os riscos para a perda da safra são grandes, segundo ela.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os agricultores de batata receberam menos pelo comércio de seus produtos no Paraná. A alta na oferta e a entrada da safra pressionam para baixo os preços pagos aos produtores.

Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), da primeira safra de milho no Paraná, 10% estão em condição ruim. A produção deste ano será 15% menor que a do ano passado.

No Rio Grande do Sul, a maior parte das áreas plantadas foram afetadas pela estiagem. Na região de Santa Rosa (RS), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estima perdas de 40% na produtividade. A segunda semana de janeiro deve ser de tempo seco e com calor no estado gaúcho.

Com informações do ClimaTempo. 


Últimas Notícias