Rio Grande do Sul embarca cerca de 11.5 mil bezerros para o Egito

Embarque foi o primeiro e único de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021

30/12/2021 às 11:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Embarque de animais vivos concluído ontem (29), envolvendo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e produtores rurais do Rio Grande do Sul, foi o único realizado no estado em 2021.

Foram enviados para o Egito 11.465 bezerros, todos machos não castrados, no Porto de Rio Grande.

A aquisição foi realizada por um único comprador. Os animais são de diversas propriedades do Rio Grande do Sul e ficaram quarentenados no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) Cristal por 21 dias. 

“Cada cliente exige um tipo de mercadoria: tem alguns que querem uma raça específica, peso específico, então é, sim, um pouco complexo e demora certo tempo. Tem uns três meses que estamos trabalhando nesse único embarque”, conta o diretor de exportações da Estância del Sur, Vinícius Pilz.

A operação começou na segunda, com o transporte dos animais do EPE Cristal até a Unidade de Vigilância Agropecuária (Uvagro) do Ministério da Agricultura no porto. Os animais foram transportados em grupos menores, computando um total de 207 viagens entre o EPE e o porto. 

“Observamos todos os aspectos de bem-estar animal: se há água e comida suficiente, locais específicos para os animais se deitarem durante o período em que estão quarentenados. No embarque, vistoriamos os caminhões, para não haver superlotação. Os caminhões não podem ter nenhuma aresta nas carrocerias, para que os animais não sofram nenhuma machucadura. A gente não permite uso de guizos ou outros meios de condução, a não ser as bandeiras. Também não são permitidos cachorros ou gritos, para não estressar os animais”, detalha o diretor do Departamento de Controle Regional da Defesa Agropecuária da Seapdr, Henrique Bueno.
 

 

Informações por Seapdr/ RS

Foto de capa: Fernando Dias/ Divulgação Seapdr RS


Últimas Notícias