Fortes chuvas prejudicam 30 mil produtores rurais de MG

Levantamento aponta que 289 comunidades foram afetadas pelos altos volumes de chuva

22/12/2021 às 17:41 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Levantamento preliminar da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/ MG) aponta que as fortes chuvas nos últimos dias, no Vale do Jequitinhonha (MG), afetaram direta e indiretamente cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades.

Os dados da Emater indicam que 16 municípios foram prejudicados: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

A pecuária leiteira e de corte, culturas e pequenos animais foram os principais segmentos prejudicados pelos altos volumes de chuva. 

“As causas do que estamos vendo aqui na região foram da ocorrência de inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva, associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

As informações levantadas pela entidade são repassadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as providências adotadas na redução dos danos causados pelas chuvas. 

 

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias