Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,6 ponto em dezembro

Apesar do resultado o indicador encerra o ano com recuo de 2,6 pontos

22/12/2021 às 18:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), publicado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 0,6 ponto em dezembro, e alcançou 75,5 pontos após três quedas consecutivas. O indicador deve encerrar 2021 com retração de 2,6 pontos.

Segundo a coordenadora das Sondagens do Instituto, Viviane Seda Bittencourt, o baixo poder aquisitivo para os consumidores de baixa renda, refletiu no aumento das diferenças sociais e também no ICC. Além disso, ela afirma que 2022 será um ano difícil para contornar as desigualdades.

O resultado final da confiança foi influenciado pela piora na avaliação da situação corrente e da melhora das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,3 ponto percentual e chegou a 65,6 pontos, decorrente aos problemas da situação financeira das famílias.

Já o Índice de Expectativas (IE) cresceu 2 pontos percentuais e alcançou 83,4 pontos, influenciado pelo indicador das perspectivas sobre a situação financeira familiar, que subiu 5,5 pontos, ficando em 85,5 pontos.

Com informações da Agência Brasil

Foto Rovena Rosa/Agência Brasil


Últimas Notícias